top of page

FAMURS reivindica acesso asfáltico a municípios do Estado

Mais de 146 cidades não possuem vias asfaltadas

Foto: Larissa Dorneles

Quem vive longe das grandes cidades precisa conviver com a dificuldade de acesso a diversos serviços básicos, como educação, saúde e lazer. Além da distância, as estradas na região missioneira não oferecem condições para uma viajem tranquila.

Segundo a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), 146 cidades gaúchas não possuem vias asfálticas. Nas Missões, o acesso aos municípios de Eugênio de Castro, Ubiretama, Pirapó, Rolador e Garruchos é possível após quilômetros de estradas de chão. Essa precariedade, além de dificultar a locomoção dos moradores, acaba por afastar possíveis investimentos, o que dificulta o desenvolvimento dos municípios.

Essa realidade foi a razão que levou o estudante Edimilson Schmitz, de 27 anos, a deixar a propriedade dos avós, localizada no interior de Pirapó. Por causa dos estudos, ele optou por abandonar o meio rural aos 14 anos de idade. “No campo não tem recurso, o máximo que você encontra aqui é um ensino médio, mas fica a 10km de distância. É mais fácil sair”, justifica.

Para reivindicar melhores condições de estradas para as cidades, a FAMURS criou a Frente dos Municípios Sem Acesso Asfáltico. A comissão possui dez membros e é presidida pelo prefeito de Dois Irmãos das Missões, Derli da Silva Quadros.


A equipe por trás da série

Coisas e gente da terra é uma série produzida por estudantes de jornalismo da Unijuí. Leia mais. 

Recomendamos
bottom of page